"Um passeio pela Cidade Imperial"

Manhã:
Visita à Catedral São Pedro de Alcântara, Casa do Barão de Mauá, Palácio de Cristal, Museu Casa de Santos Dumont, Av. Koeler , Rio Negro – Palácio dos Presidentes.
Nos dias de Sol, tome um banho de piscina do Hotel Casablanca Imperial que une o conforto ao estilo colonial da cidade.

Almoço:
No Centro Histórico e arredores há várias opções de restaurantes de cozinha especializada, churrascarias e "self-service".

Tarde:
Visita ao Museu Imperial (localizado a 50m do Hotel Casablanca Imperial), Centro de Cultura Raul de Leoni (exposições temporárias). Após sua viagem ao passado, aproveite a oportunidade e conheça as melhores opções de compras no Centro Histórico.

Para tornar sua tarde mais agradável, tome chá ou chocolate no Centro Histórico e prove as delícias da serra (as "torradas Petrópolis", os biscoitos amanteigados, tortas e salgados finos). Conheça o Bistrô Casablanca localizado no Hotel Casablanca Imperial com cardápio francês de alta qualidade.

Noite:
Vale a pena apreciar o Centro Histórico à noite, pois vários atrativos históricos estão valorizados por iluminação especial que destaca a arquitetura do século XIX.
O Museu Imperial apresenta todas as noites de quinta, sexta e sábado o espetáculo Som e Luz.
Na última 5a feira do mês, às 20 h se realiza no Palácio de Cristal a "Serenata Imperial", um programa imperdível. Entrada franca.
No Palácio de Cristal acontece todos os sábados, às 18 h, o evento "Som e Cristal" com apresentações musicais. Entrada Franca.
O Teatro Municipal Paulo Gracindo e o Centro de Cultura Raul de Leoni, que possuem extensa programação, também são boas opções de entretenimento cultural.

Dicas e Sugestões:

•   É agradável e pitoresco fazer a visita aos atrativos do Centro Histórico em "vitórias" (veículos do século XIX puxados por 2 cavalos).
•   Você também pode fazer seu passeio pelo Centro Histórico a bordo de um autêntico Ford 1928.
•   Outra opção interessante é o passeio a pé para apreciar os ricos detalhes do patrimônio histórico e arquitetônico da Av. Koeler e arredores.
•   Para tours organizados, contrate os serviços de um guia credenciado pela EMBRATUR ou de um táxi-turismo, transporte turístico com roteiros e tarifas pré-fixadas.
•   Hospedagem com conforto e ótima localização você encontra nos Hotéis Casablanca Imperial e Palace.

Fonte: Prefeitura de Petrópolis